O Valor das Frutas: Laranja

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Glass and jug of orange juice and fruits

Fruta originária da Ásia, especialmente da China e do arquipélago Maláio, é o nome genérico dado a várias frutas que pertencem ao grupo dos citrus (dentro deste grupo estão também o limão, a lima, a cidra, o grapefruit, etc.). Quase todas as variedades de laranja têm forma arredondada, casca fibrosa e polpa suculenta. Contém vitamina C e ácio fólico.

A laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes, pois, alem de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Curiosidade
É considerada a melhor fonte de vitamina C. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. Quanto mais ácida for a laranja, maior é o seu conteúdo de vitamina C. 100g de laranja fornecem 42 calorias.

Seu suco apresenta propriedades laxativas devido à presença de fibras. Aconselha-se consumir a laranja com bagaços para auxiliar no funcionamento intestinal e na redução de colesterol sangüineo.

Auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

Aos enfermos de gota e diabéticos, recomenda-se esta fruta, pois é rica em sais minerais e substâncias neutralizantes, influindo favoravelmente na eliminação do ácido úrico.

Dica
Na hora de comprá-las, dê preferência às mais pesadas pois, normalmente, são as que contêm mais suco.

Propriedades Nutricionais
Além da Vitamina C e Ácido Fólico, a laranja possui minerais como Cálcio, Fósforo e Potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias.

Propriedades Medicinais
Por ser rica em Vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos.

Valor Calórico
100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

Como Comprar
Na hora de comprar, dê preferência às mais pesadas, pois, normalmente, são as que contêm mais suco. De uma forma geral ela deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos.

Como Armazenar
A laranja pode ser armazenada em temperatura ambiente ou em geladeira por até 2 semanas.

Como Preparar
A vitamina C, elemento nutritivo mais importante da laranja, se oxida e se perde com facilidade. Para que isso não aconteça e se possa aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, deve-se observar alguns cuidados como: consumir no ponto certo de maturação; só descascar se for ingerir imediatamente; ao cortar, só usar faca de lâmina de açõ inoxidável (outros metais atuam sobre a vitamina).

As laranjas podem ser consumidas in natura. Como ingrediente culinário é amplamente usada para fazer diversas receitas, doces e salgados, como sucos, carnes, bolos, saladas, entre outras. Essa fruta está presente com freqüência em saladas de frutas, suflês, crepes e sorvetes.

 

Fonte: www.salutarsaude.com.br

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